ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO JARDIM SOCIAL – AMA-JS.
Relato da reunião no IPPUC- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
Dia 04.07.2013 as 15:00 hs
Local: Sede do IPUC, rua Bom Jesus, 669.
Presentes:
Pela Prefeitura Municipal de Curitiba
Sr. Sérgio Póvoa Pires – Presidente do IPPUC.
Sra. Ariadne Giacomassi Mattei Manzi (arquiteta/urbanista) da Assessoria de Projetos do IPPUC
Sr. Caíque Ferrante – Secretário de Relações com a Comunidade
Sr. Lincon Sampaio – assessor do Sr. Caíque.
Sr. Marcelo de Souza Bremer – Diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo.
Pela AMA-JS – Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social
Sr. Jorge Mikaldo Junior ( presidente)
Dr. Airton Hack ( relator)
Sr. Wanor Nogueira da Rocha ( tesoureiro)
Sra. Ana Maria G. Travagin
Sr. Jose Carlos C. Travagin ( 2º Secretario)
PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ
Dr. Alberto Velozzo Machado, procurador de Justiça, Coordenador do CAOP ( Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo).
Dr. Willian Buchmann, promotor de Justiça da Habitação e Urbanismo. ”
Dr. Odoné Serrano Junior – promotor de Justiça do CAOP
Sra. Laura Esmanhoto Bertol – assessora Urbanista
A reunião foi aberta pelo secretário de Relações com a Comunidade, Sr. Caíque Ferrante o qual fez as devidas apresentações, propiciando uma clima bastante amigável para inicio da reunião.
O Sr. Jorge, presidente e o Dr. Airton, relator explanaram sobre o objetivo da visita que é a insatisfação da maioria dos moradores do Jardim Social quanto alguns aspectos da Lei 13.909/2011 ( Operação Urbana Consorciada LINHA VERDE ), especialmente no que tange a mudança de zoneamento que atinge algumas quadras do Jardim Social.
Ao entregar os documentos, o Dr. Airton enfatizou o contido na carta assinada pelo ex-prefeito Sr. Luciano Ducci, na qual prometia o bloqueio de Zoneamento alterado até que fosse restabelecido o Zoneamento anterior, mas que na verdade, não está bloqueado, ou seja, temos o documento mas não temos a ação.
Os promotores, e em especial, o Dr. Alberto (Procurador de Justiça), fizeram algumas intervenções demonstrando o interesse da Promotoria nas questões relativas ao Urbanismo e Habitação, na situação acima relatada e, especialmente na revisão do Plano Diretor que a Promotoria pretende acompanhar.
O Sr. Sergio (Presidente do IPPUC) concordou e agradeceu o interesse do Ministério Público e se comprometeu em assegurar a participação da Promotoria de Habitação e Urbanismo nos trabalhos de revisão do Plano Diretor.
Em seguida fez uma pergunta, dita filosófica, desejando saber os interesses dos moradores da AMA-JS. Em resposta, ficou patente que a “Associação dos Moradores do Jardim Social” está preocupada principalmente em manter as características residenciais do Jardim Social, com o coletivo, com o bem estar dos moradores, com a preservação da natureza e a qualidade de vida de todos os cidadãos de Curitiba.
No final da reunião, o Sr. Sérgio que sempre se mostrou bastante receptivo, repassou os documentos à Sra. Ariadne, da Assessoria de Projetos e prometeu uma reunião para tratar desse assunto com o Secretario de Administração,que exerce a Coordenação Geral da OUC – LV OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA LINHA VERDE, dando-nos um prazo de, no máximo duas semanas, ou seja até o dia 18.07.2013.
Este prazo é de extrema importância para a AMA-JS uma vez que a imprensa tem noticiado que, em Agosto de 2.013, haverá nova venda de CEPAC.Resumo da Reunião
É este o resumo da reunião.
José Carlos Travagin – 2º Secretario.