Reunião com a Comissão Técnica da Prefeitura e os Vereadores para tratar do Zoneamento

A reunião aconteceu ontem (03/04/2012) das 19:30h as 22:00h no Colégio Amancio Moro no Jardim Social.

Estiveram presentes na reunião a Diretoria da AMA-JS, a Comissão Técnica da Prefeitura representada pelo Sr. Cléver de Almeida (Presidente do IPPUC), o Sr. Ricardo Bindo (Supervisor de Planejamento do IPPUC), o Sr. Roberto Marangon (Superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo), e os Vereadores Sr. Jorge Yamawaki, Sra. Julieta Reis e o Assessor do Vereador Luiz Felipe Braga Côrtes, Sr. Alexandre Radatz, e os 76 moradores.

O Presidente da AMA-JS, Sr. Jorge Mikaldo Júnior inciou a reunião apresentando os projetos da AMA-JS e as divergências dos moradores em relação a Lei 13.909/2011 que altera o zoneamento do Jardim Social em 05 quadras e pediu esclarecimento a Comissão Técnica se existe algum projeto de interligação da Linha Verde com a Av. Edgard Stelfeld, e informou que os moradores são contra esta possível interligação.

O Presidente do IPPUC, Sr. Cléver de Almeida explicou as obras que estão previstas na Linha Verde e informou que não existe nenhuma previsão de interligação da Linha Verde com a Av. Edgard Stelfeld, e em relação as quadras atingidas pela Lei 13.909 no Jd. Social, comentou que para qualquer alteração na Lei será necessário um estudo aprofundado com os técnicos do IPPUC e após este estudo, uma proposta técnica de revisão de lei seria encaminhada para a Câmara dos Vereadores.

O Superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Sr. Roberto Marangon, explicou a alteração de Zoneamento, que antes era ZR-3 e agora será ZT-LV em 3 quadras e SE-LV em 2 quadras, e que nestas quadras serão permitidos a instalação de edifícios residenciais, de prestação de serviço e comerciais de até 400m2 com até 08 pavimentos, e indagou que os comércios (padaria, banca de revista, e outros) poderão melhorar a vida dos moradores locais.

Após esta apresentação os moradores se manifestaram de forma contundente expondo que são contra esta mudança de zoneamento e querem garantir a integridade do bairro como residencial, não permitindo a instalação de comércios e principalmente de edifícios altos vizinhos as residências já instaladas no local. Ainda houveram diversas indagações em relação ao Aeroporto do Bacacheri, ao aumento de densidade demográfica na margens do Córrego Tarumã e sugestões para manter e melhorar as caracaterísticas ambientais da área, alterarem o zoneamanto de ZT-LV e SE-LV para Setor Especial Desportivo como é do outro lado da Linha Verde, pois assim entenderam que se manteria o uso residencial como está hoje.

A Vereadora Julieta Reis se manifestou informando que esta obra prevê o progresso ordenado da Cidade de Curitiba e que o Jd. Social não seria afetado com esta Lei 13.909/2011, e que este projeto aconteceria entre 30 e 40 anos e que os moradores, filhos e netos, poderiam se arrepender por esta decisão.

Novamente os moradores se manifestaram de forma contraria, indagando que o progesso da cidade deverá acontecer, mas que os técnicos terão que preservar o Jardim Social que é o único bairro ZR-1 que faz divisa com a Linha Verde, e que acreditam que os imóveis serão melhores avaliados se garantirmos a integridade do Bairro como residencial. Alguns moradores criticaram a Vereadora por não ter informado sobre a existência da Lei que estava tramitando na Câmara dos Vereadores.

Surgiu então a proposta de formarmos uma comissão técnica da AMA-JS que formalizará as divergências da Lei e que junto com os técnicos do IPPUC estudarão uma proposta técnica para ser encaminha a Câmara dos Vereadores para uma votação de Revisão da Lei 13.909/2011.

Os vereadores presentes Sr. Jorge Yamawaki e Sra. Julieta Reis concordaram e manifestarão apoio aos moradores do Jardim Social.

Atenciosamente,

Diretoria da AMA-JS

     

 

 

 

Compartilhe a notícia