Esta reunião contou com a presença de representantes da Sanepar, IPPUC, Administração Regional Municipal, Rotary Club Bacacheri, ASSOLAR, projeto AMIRIBA e AMA-JS (diretoria e comissão técnica do projeto de despoluição do córrego Tarumã).
Foram planejados os próximos eventos:
– Campanha de despoluição do córrego Tarumã, dia 17 de setembro de 2011 às 9h.
– Coleta de lixo nas margens do córrego Tarumã, dia 8 de outubro de 2011. Em parceria com a ONG “Ocean Conservancy” http://www.oceanconservancy.org/
Representantes da Sanepar informaram que uma parte da rede coletora de esgoto que estava danificada já foi consertada e que algumas redes coletoras ainda danificadas serão reparadas nas próximas semanas. Após o reparo deverá ser percebida uma melhora significativa na qualidade da água do córrego. Ainda assim, serão verificadas outras possíveis fontes poluidoras, como ligações indevidas de esgoto na rede pluvial, sendo que algumas destas já foram identificadas pela Sanepar. Nesta reunião, a representante do IPPUC repassou à representante da Sanepar um mapa do bairro com marcação de algumas regiões que talvez não estejam sendo atendidas pela rede de esgoto e poderão ser verificadas pela Sanepar. Após a conclusão dos reparos nas redes danificadas será feita nova avaliação dos indicadores da qualidade da água. Na reunião anterior, representante do GESLG informou que o grupo de escoteiro tem monitorado o córrego nos últimos anos.
A comissão técnica da AMA-JS vai procurar acompanhar a evolução dos dados coletados.