“Lançamento da Campanha de Despoluição do Córrego Tarumã”

No último sábado, 17/09/2011, na Praça do Bosque de Portugal no Jardim Social, a comunidade esteve presente junto com representantes das entidades governamentais para o Lançamento da Campanha de Despoluição do Córrego Tarumã.

O Córrego Tarumã possui sua nascente, próximo a Av. Prefeito Erasto Gaertner no Bacacheri e passa por dentro do Bosque de Portugal interceptando a antiga BR-116, atual Linha Verde.  Trata-se de um afluente do Atuba com aproximadamente 3,3km de extensão entre os bairros Bacacheri, Jardim Social e Tarumã.

Constata-se que este córrego está poluído, pelos altos índices de DBO – Demanda Bioquímica de Oxigênio, e baixas concentrações de Oxigênio, e com um odor fecal insuportável, além de contar com obstruções proporcionadas pelos lixos depositados e pelas manilhas sub-dimensionadas que estão sob a linha verde que ocasionam enchentes por não possibilitar a vazão das chuvas intensas.

A Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Social AMA-JS em parceria com a Prefeitura, Sanepar e demais representantes da comunidade estão se reunindo a mais de três meses e trabalhando num plano de ação que já saiu do papel.

Porém a Saúde do Córrego Tarumã precisa ser acompanha pela vida toda, por isso a necessidade de envolvermos a comunidade e as entidades governamentais neste projeto.

Este evento teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a todos da necessidade de cuidarmos do nosso Córrego Tarumã visando à despoluição, o retorno da fauna e o aproveitamento das águas.

O plano de ação em andamento desenvolvido pela comissão técnica do projeto contempla de imediato algumas ações a seguir:

  1. Atuação intensa da Sanepar em reparos e manutenção da rede de esgoto;
  2. Apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba nas limpezas e infra-estrutura;
  3. Distribuição do folder com dicas e ações sustentáveis patrocinado pela Sanepar;
  4. No próximo dia 08/10, estaremos junto com 150 voluntários fazendo a limpeza superficial do Córrego, evento este idealizado pela ONU, e organizado pela ONG OCEAN e demais representantes da comunidade, ainda há vaga para voluntários.
  5. Reuniões mensais com a equipe para acompanharmos os resultados do projeto.

Com as ações realizadas e com o apoio de todos acreditamos que em breve estaremos sendo beneficiados por esta grande conquista, que servirá de exemplo para despoluição de outros córregos, além de integrar a comunidade para lutar pelo Meio Ambiente.

Para complementar este evento, contamos com a inauguração da Academia ao Ar Livre, demanda que foi solicitada pela comunidade em Audiência pública e atendida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Atenciosamente,

Diretoria da AMA-JS

Compartilhe a notícia