Aos vinte e quatro dias do mês outubro de 2017, às 19hs30, reuniram-se na sede desta Associação – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 421, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, PR., doze pessoas, dentre elas, convidados e os próprios associados, sendo que todos assinaram a lista de presença, a qual, fica anexada a esta Ata. O presidente, Sr. Alexandre, deu início a reunião entregando a cada participante a agenda da reunião, constando os temas: Podas de árvores // pedidos atendidos// pedidos novos// outros. Solicitou ao 2º secretario que lesse a ata anterior, o que foi feito. Em seguida, solicitou ao Dr. Airton que resumisse a reunião ocorrida no IPPUC no dia 20 do mês em curso.
Tomando a palavra o Dr.Airton comentou que participaram desse reunião, representando a AMA-JS, além de sua própria pessoa, os senhores: Alexandre, e João Samek e fizeram-se acompanhados do promotor de Justiça da Comunidades, Dr. Regis Rogerio Vicente Sartori, atualmente, na condição de titular da Defensoria das Associações de Bairros. Pelo IPUC, participam a secretária Sra. Rosane e o Sr.Alberto Paranhos (arquiteto). O Dr. Airton protocolizou os documentos que em síntese demostram o interesse dos moradores do Jardim Social que nada se modifique na questão do zoneamento. Entretanto o Sr. Paranhos transmitiu que as vias que integram os bairros, denominadas de via coletoras poderão ter os estabelecimentos comerciais estipulados em lei. (são dos mais variados ramos comerciais) Foi citada a rua Rafael Papa e a Washington Luiz. No ato, o Sr.Samek, demostrou por vários motivos que essa avenida não se constitui em via de ligação inter bairros. Seus argumentos foram acatados pelo IPUC. Quanto a Rafael Papa e a Fagundes Varela constituem-se em ZTLV. Zona de transição da linha verde, e ficam sujeitos aos critérios legais.
Podas de árvores: Após várias opiniões, chegou-se ao consenso que a poda de árvores ainda é possível através de solicitações, no entanto a retirada de arvores, mesmo com a raiz colocando em risco residências, é muito difícil se conseguir a retirada delas. A solução encontrada foi a denúncia contínua através do 156 por fone, por e-mail e em seguida com o aval da AMA-Js. Quanto aos comércios irregulares que vez por outra pululam em nosso bairro, tal qual da futura clínica na praça Vila Lobos, denunciada pela Sra. Ilona decidiu-se que as denúncias devem seguir o padrão de denuncia já enviado por e-mail pela Secretária Sra. Alda. O casal Simone e Marcos Lassem, que participam pela primeira vez da reunião, o SR. Marcos prontificou-se em contribuir para a inibição dos eventuais comércios no bairro, conseguido, dentro de possibilidades, a vida pregressa dos responsáveis pelo estabelecimento não residencial em nosso bairro.
Quanto aos pedidos novos foram evidenciados; Necessidade do novo asfalto na Rua Fagundes Varela no trecho entre a Av. Nossa Senhora da Luz e a México, Também tapa buracos e possibilidade de lombadas ou redutores de velocidades para a rua Edgard Stelfeld. E na rua Langue de Marretes próximo a Fagundes Varela, recentemente ocorreu uma melhora do fluxo dos carros com a lista amarela proibindo o estacionamento de um lado da rua. No entanto, como do outro lado não está proibido o estacionamento, os carros ali estacionados continuam dificultando o fluxo dos veículos. Ainda, conforme relatado pela Sra. Alda, neste lado só existe a guia levantada, porém, ao invés de calçada, está um chão batido de saibro onde os motoristas desrespeitadores, ali estacionam seus carros. A solução é: – construir a calçada e proibir o estacionamento naquele trecho da rua o qual é bem reduzido em extensão, (menos de meio quarteirão) no entanto ocasiona muita dificuldade para o livre transito.
Para falar sobre a evolução de nosso córrego, o Sr. Samek comentou, em especial ao casal que faz sua primeira participação. – O resumo consta em atas anteriores, mas voltou a salientar sobre a evolução da qualidade da água em vários aspectos, em especial a limpidez. A novidade é que várias tubulações estão sendo implantadas e os novos coletores são de PAR (polietano de alta resistência).
Nada mais havendo a ser tratado, o presidente encerrou a reunião, solicitando a mim que procedesse o encerramento desta Ata a qual vai assinada por ele e por mim.
Alexandre Radatz José Carlos Travagin
Presidente 2º secretário