Ata simplificada da reunião ordinária de 23/01/2018

Aos vinte e três dias do mês de janeiro de 2018, às 19:30 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), doze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda R.M.Hack, com os temas:-Zoneamento/ Fiscalização/ Relato da reunião do projeto de despoluição do Córrego Tarumã. // Novo pedidos.

Após a leitura da Ata da reunião anterior, o presidente deu a palavra ao tesoureiro, Sr. Wanor o qual além de apresentar o balancete atualizado, comentou que das cento e poucas pessoas inscritas como associados, recolhem a semestralidade de R$ 50,00 (cinquenta reais) somente cinquenta   e cinco pessoas. Para agravar, os bancos agora cobram R$7,00 por boleto inclusive pelos não quitados. Comentou ainda que já estamos sem a assistência de um contador fixo, e que brevemente, e para aa elaboração do Imposto “RAIZ”, deverá contatar um contador amigo o qual deverá assinar esse documento sem cobrar os honorários, ou cobrando um preço simbólico. Solicitou a Sra. Alda a colocação d e um texto para ser endereçado a todos os associados o transmitindo as dificuldades e pedindo o apoio para aqueles que estão cadastrados, mas   não desejam, efetuar o pagamento da semestralidade, que avisem com antecedência, pois, caso contrário, o banco cobrará os R$7,00, mesmo sem receber o valor do boleto. A contribuição pecuniária é uma questão de opinião de cada um. Não compete a Associação enviar qualquer tipo de cobrança, pois essa semestralidade é voluntária. Entretanto o associado que não paga o boleto contribui para uma despesa de R$ 7, 00 por boleto.

Quanto a fiscalização Sr. Telmo transmitiu sua desilusão quanto a tanta luta que vem há tempos travando, denunciando os comércios irregulares em nosso bairro… No entanto, os “alvarás” continuam sendo expedidos. Retransmitiu sua opinião enfatizando que só através de Ação Judicial, (provavelmente a protocolização de um Mandado se Segurança ou outro tipo de ação para se coibir de vez, a emissão desses alvarás. O presidente contemporizou a indignação do Sr. Telmo enfatizando que devemos, todos, continuar denunciando as irregularidades através da Central de Atendimento da Prefeitura, pelo fone 156 ou por e-mail… em especial o
Templo Budista, o Pet Shop e de uma possível construção nas esquinas da rua Washington Luiz e Adolfo Guimarães.  O segundo secretario, solidarizou-se com o Sr. Telmo, entretanto ponderou que para se ingressar com uma ação, teríamos que ter, além do fato concreto a ser denunciado, teríamos que contratar um advogado especialista -(urbanista), para isso teríamos que ter uma reserva financeira para a manutenção das custas processais.

Neste mesmo assunto, foi comentado sobre e-mails da semana onde o Dr. Airton através de comunicado bastante didático transmitiu parte de sua luta pela resolução de problemas em especial sobre a s atividades irregulares no bairro e a alteração da lei de Zoneamos e outros. Inclusive das ações já proposta, em especial a de usucapião a qual continua em luta, passados mais de quatro anos. Neste comunicado finaliza comentando que continuará participando da AMA-JS, mas não na condição e Coordenado, pois está colocando   seu cargo de Coordenador da Comissão de Fiscalização, à disposição da diretoria, e ainda espera que os Srs. Telmo e Oswaldo façam o mesmo, tendo como expectativa que se constitua uma nova COMISSÃO DE MORADORES formada pelos moradores, em especial estes que têm se manifestado via e-mail a esse respeito.

O sr.Oswaldo Aranha apresentou o Sr. Adriano, gerente do Supermercado Pão de Açúcar do Jardim Social. Comentou sobre sua proposta apresentada na reunião passada de aproveitar o dia 19 de Março, que é a data de aniversário da inauguração Bosque de Portugal para trazer o prefeito Rafael Grecca, ao bosque por ele inaugurado.

A ideia está evoluindo e já existe a possibilidade de entregar-lhe um convite formal através administração Regional da Matriz. Já está contando com a parceria do Supermercado Pão de Açúcar que se dispõe a bancar uma degustação com de alguns “comes e bebes”.

Houve unanimidade nesta ideia e o plano é de dar sequência neste intento.

Quanto apo item “Relato da reunião do projeto de despoluição do Córrego Tarumã,” o Sr.  Samek, comentou sobre a evolução e melhoria da qualidade da água e de vários aspectos do nosso córrego, assunto esse já incluso nas atas anteriores. Entretanto, ressaltou algumas melhorias para conhecimento específico do sr. Adriano, gerente do Pão de Açúcar.

E nada mais havendo a tratar, o presidente e encerrou a reunião, solicitando a mim, que procedesse o encerramento desta ata a qual vai assinada por ele e por mim.

Alexandre Radatz                                                                        José Carlos Travagin

Presidente                                                                                    2º Secretário

Nota: Após o enceramento desta, fomos surpreendidos pelo gerente do Pão de Açúcar, Sr. Adriano na companhia de sommelier Jorge e sua esposa, os quais  prepararam   na sala de conveniências,  uma degustação de vinhos importados, acompanhados de duas bandejas de frios numa decoração de alto nível. Foi um momento de descontração e relacionamentos,  com muito requinte.