Ata simplificada da reunião ordinária de 20/11/2018

Ao vigésimo dia do mês de novembro   de 2018, às 19:00 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), quinze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando os seguintes temas a serem debatidos: leitura da ata anterior// travessia elevada na Washington Luiz// tapa buracos na Washington Luiz// Acompanhamento do projeto de despoluição do Córrego Tarumã// Sucessão da diretoria/confraternização.

Após a leitura da ata anterior, o presidente mostrou os protocolos referente aos ofícios: – 1 – Sobre a construção de uma “ via elevada” na rua Washington Luiz no cruzamento da rua Osorio Duque Estrada. A justificativa é que se faz necessário essa obra tendo em vista a extensão do bosque do Portugal com a via para os pedestres na Ozorio Duque Estrada que cruza com a Washington Luiz, via essa que tem um intenso fluxo de carros e sendo esse cruzamento próximo ao leito do córrego Tarumã.

Embora já tendo sido protocolizado no IPPUC, o sr. Jorge Samek comentou que deverá fazer uma visita neste Instituto para acompanhar outros assuntos de nosso bairro,  ocasião  em que deverá rever o andamento deste oficio.

2º Quanto aos “tapa buracos” na Washington Luiz o presidente avisou que a Secretaria de Obras já realizou essa tarefa, sendo confirmado por vários dos associados aqui presentes, ficando na pendencia a realização das mesmas obras para as ruas Afonso Camargo em frente a UNIMED, e a melhoria do asfalto na rua Fagundes Varela no trecho que vai da rua México até a Av. Nossa Senhora da Luz. –  3º Em referência ao Oficio solicitando a implantação da Academia ao Ar Livre na praça Heitor Villa Lobos, a primeira notícia foi uma negativa com a alegação que o pedido inicial fora solicitado na administração anterior, a qual não deu andamento ao projeto. Sobre esse assunto, o presidente , em contato com o Secretário de Obras argumentou que tendo em vista a possível implantação de uma nova academia num determinado bairro, para o qual não está havendo uma cobrança especial, poderia fazer a transferência da montagem dessa academia para a praça Heitor Villa Lobos pois além da verba ter sido alocada na época pelo vereador Felipe Braga Cortes, assim como o fato de já se ter neste local a demarcação e a infraestrutura, inclusive já estando  fixado no solo os pontos de apoios para os respectivos aparelhos da Academia. Dessa forma, ficou praticamente acertado que se dará preferência ao projeto do Jardim Social.

Ainda em sua fala, o presidente informou que o prédio grande todo em “vidro fume” que permanece sem ocupação, localizado na Avenida Nossa Senhora da Luz, esquina com a Frei Orlando, já  existe uma decisão: -ali deverá funcionar uma clínica de Saúde de responsabilidade de uma empresa de Serviços Médicos de Curitiba.

Outro assunto foi a comunicação e a entrega do convite sobre a sessão solene a ser realizada no dia 05.12.2018 na Câmara Municipal de Curitiba para a a entrega do prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos. Tendo como uma das homenageadas a Sra. Solange Colnaghi Ribeiro, a qual é moradora de nosso bairro, frequentadora de nossas reuniões e estava presente. O presidente, explicou que essa premiação foi instituída pela lei municipal 11.258/2004. – A honraria é concedida a cada dois anos para pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado pelo trabalho em prol da liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social. Em nome do vereador Felipe Braga Cortes entregou a Sra. Solange a qual agradeceu e recebeu de todos os presentes uma salva de palmas.

O sr. Oswaldo Aranha, tendo que ausentar-se por motivos imperativos, deixou consignado om convite a todos para comparecerem ao momento de confraternização a ser realizada na feira da praça Heitor Villa Lobos de na última sexta-feira que antecede ao Natal, (21.12.) a partir das 10 horas, sendo, como sempre, oferecido pelos feirantes os petiscos e pelos moradores as bebidas.

A Sra. Alda transmitiu o recado do morador sr. Telmo, o qual não pode comparecer, mas lhe enviou por e-mail a preocupação com as arvores de nosso bairro, que devam ser retiradas ou efetuada a poda devido a preocupação de acidentes que possam ser causados. O assunto foi bastante comentado tendo em vista que muitos dos presentes já tiveram os mesmos problemas e poucas soluções. Novamente ficou definido que devemos fazer a reclamação através do canal 156, conseguindo o protocolo. Caso o assunto não seja resolvido, trazer o pedido para a AMA- JS  que enviará um oficio. No entanto, este assunto, como outros de solicitações não atendidas, há um consenso que devemos seguir esses caminhos até a aprovação da lei do Zoneamento que se encontra na Câmara Municipal para ser votada ainda esse ano. Para o próximo ano, aí sim, outras soluções deverão ser tomadas pela própria AMA-JS.

Sobre o item: Acompanhamento do projeto de despoluição do Córrego Tarumã, o Sr. Samek comentou que esperava a presença da responsável pela Prefeitura a qual não compareceu a essa reunião, ficando assim alguns assuntos ainda em suspense. Em especial as obras realizadas na rua na Estados Unidos e um a nova obra na Rua João Evangelista Espíndola e explicou que essa rua, mesmo sendo distante do Córrego Tarumã, os problemas  ali surgidos (troca de encanamento, agora pelo PDA) os sedimentos de sujeiras e entulhos, em parte acabam aparecendo no Córrego Tarumã, aqui no Bosque de Portugal. Quanto a denúncia de entulhos ao redor e no próprio leito do rio Morumbi, avisou que o mesmo já recebeu a limpeza. Complementou que dois ou três estabelecimentos comerciais que contribuíam para a poluição do rio foram devidamente autuados.

A Sra. Alda, avisou que a próxima a eleição, conforme consta e nosso estatuto deve ser realizada em janeiro em data a ser marcada pela diretoria atual.

O presidente convidou o Sr, Jorge Samek para comentar a expectativa existente sobre sua aceitação à presidência da AMA-JS para o próximo período, o qual, expondo sua expectativa de caráter particular que é sua aposentadoria que está programada para o ano que se inicia, declinou da indicação.

Desta forma, a Associação ficou sem uma chapa previa. A sra. Alda, 1ª Secretaria, comentou que a data da eleição deve ser mantida e até lá poderá surgir alguém que possa liderar a nova diretoria. Ressaltou ainda que para a eleição,  o Segundo secretário deverá redigir uma “ CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTAORDINARIA” especificando os assuntos, sendo o principal motivo: –  para eleger e empossar os membros da nova diretoria da AMA-JS. “Essa convocação deve ser difundida com antecedência mínima de 15 (quinze dias) e com ampla divulgação em toda área de abrangência da Associação”.

Na sequência a sra. Alda propôs um voto de reconhecimento pelo excelente trabalho realizado pelo presidente Sr. Alexandre Radatz, durante esses quatro anos passados.

Por unanimidade e com vários pronunciamentos elogiosos, todos aprovaram esse reconhecimento.

O Sr. Alexandre agradeceu a todos e colocou-se à disposição para ajudar a compor a nova diretoria em cargo que possa assumir.

Nada mais havendo a tratar, encerrou a reunião, solicitando a mim, 2º secretário, que lavrasse essa a qual vai por ele e por mim assinada.

Encerrada a reunião, todos permaneceram para uma confraternização regada a bebidas e salgados que foram trazidos pelos próprios participantes.

Alexandre Radatz                                                     Jose Carlos Travagin

Presidente                                                                 2º Secrretario