Ao décimo nono dia do mês de junho de 2018, às 19:00 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), oito membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando os seguintes temas a serem debatidos: expansão do Bosque de Portugal// `Prêmio Ecologia Ambientalismo//Relato da Reunião do Projeto de despoluição do Córrego Tarumã//Sinalização da Rafael Papa com Freio Orlando// outros.
Após a leitura da ata anterior, feita pelo 2º Secretário, o sr.Presidente iniciou a reunião começando pelo item da Sinalização da Rafael Papa com a Frei Orlando. Informou que já fez um pedido ao sr. Maurício Razera da Ciretran, pois com ele encontrou-se em uma reunião de bairro.
A sra. Ilona comentou que tem participado das reuniões do Consegue a as solicitações de mudanças nas vias púbicas são de difícil solução. O presidente transmitiu que o ideal é de se apresentar para cada caso um projeto técnico, por exemplo; neste caso específico da rua Frei Orlando mesmo que seja só para a colocação de faixa amarela em um dos lados da rua, é importante que essa solicitação seja acompanhada de um projeto técnico. Ficou definido que será feito esse pedido. Expansão do Bosque de Portugal, que é uma aspiração dos moradores, sendo uma obra que não demanda de custo muito alto, foi apresentado um protocolo de solicitação que leva o número: – 04- 0340158/2018. – . Agora que temos o numero solicitação, ficou mais fácil as cobranças da realização desta obra. Por coincidência, essa obra teve seu início nessa última segunda feira, e foi relatado pelo segundo secretário o qual apresentou fotos que comprovam a execução dos primeiros trabalhos referente a implantação da “ciclo via” na extensão da Linha Verde, no local onde já está erguida (porém inconclusa), uma passarela, localizada como se fosse a continuação da rua Edgar Stelfeld. Esta passarela atravessa a Linha Verde de um lado ao outro, tendo em vista que também haverá continuação da ciclovia do outro lado da Linha. O segundo secretário mostrou fotos do início desta “ciclo via”, nesta direção e a continuação da mesma pela rua Ozorio Duque Estrada, no último quarteirão (estão executando a obra de expansão do Bosque de Portugal começando pelo final). Quanto os pagamentos da semestralidade: – tendo em vista que são poucos os moradores que efetuaram seus pagamentos, e em contrapartida alguns abnegados já estão efetuando por iniciativa própria os seus pagamentos em dobro, houve um consenso que será necessário se convocar uma reunião (assembleia) especial para tratar deste assunto.
Outro assunto que voltou à discussão, foi quanto ao comercio irregular em nosso bairro. A Sra. Alda justificou a ausência do Dr. Airton, o qual está fora de Curitiba, mas que sendo um dos expoentes nessa luta, e que há tempos, vem recomendado que não adianta somente a denúncia formulada, é preciso verificar se foi ou não emitido alvará e se o mesmo condiz com a legislação em vigor. O presidente comentou que devemos ficar sempre alerta pela preservação do bairro residencial, entretanto algumas concessões já ocorreram, ou estão acontecendo: citou a Av, Nossa Senhora da Luz a qual está totalmente comercial, assim como parte da rua Fagundes Varela, e mais recentemente a própria rua Fagundes Varela no trecho compreendido entre a rua México até a Nossa Senhora da Luz o qual está tornando-se comercial. Ressalvado que todos esperam que os comércios fiquem por aí, somente nessas ruas citadas. Para o item: -“ relato da reunião do projeto de despoluição do córrego Tarumã” a
Sra. Alda, que é participante ativa destas reuniões, justificou a ausência do associado
João Samek aqui em nossa reunião, e por encontrar-se viajando não aconteceu a reunião específica de despoluição do córrego Tarumã.- Entretanto, comentou que nos dias anteriores, o córrego foi tomado por mau cheiro, no entanto o problema que era na rua México, próximo à rua Estados Unidos já foi solucionado.
Prêmio Ecologia e Ambientalismo: A sra. Alda comentou sobre esse prêmio, e mostrou o belo convite que a Câmara Municipal de Curitiba nos enviou. A solenidade de entrega desse prêmio para a AMA-JS Associação dos Moradores e amigos do jardim Social, assim como para outras entidades merecedoras, será entregue em sessão solene a realizar-se no dia 28 de junho de 2018 as 20 horas.
A conselheira tutelas, sra. Solange, que é moradora em nosso bairro, fez comentários bastante elucidativos sobre a atuação do Conselho Tutelar, em especial onde ela atua. Após prestar vários esclarecimentos específicos, foi convidada a voltar sempre que possível.
Quanto a novas providências a serem realizadas no bairro a Sra. Alda solicita uma vistoria nas “pontes” de madeira, sobre o rio Tarumã. Embora de extensão pequena, apresentam problemas de falta de manutenção e podem colocar em risco a pessoas que por elas passam.
O presidente deu a notícia que a Prefeitura estará fazendo um mutirão para pintura e recuperação em todos os aparelhos das praças e parques de nossa cidade.
E nada mais havendo a tratar, o presidente encerrou a reunião, solicitando a mim que procedesse o encerramento desta Ata a qual vai assinada pelo presidente e por mim.
Alexandre Radatz Jose Carlos C. Travagin
Presidente 2º Secretário.