Aos dezoito dias do mês de outubro de 2016, às 19hs30, reuniram-se na sede desta Associação – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 421, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., onze moradores, sendo que todos assinaram a lista de presença, a qual, fica anexada a esta Ata. O presidente, Sr. Alexandre, deu início a reunião entregando a cada participante a pauta, contendo os assuntos: – Elaboração de projetos para 2017 para sugestões dos moradores//Segurança// Academia na Praça Villa Lobos// Lombadas na Escola Amâncio Moro//Pintura de faixa na rua Alexandre Gusmão.
Para o primeiro item, a Sra. Alda é da opinião que se deva fazer um chamamento aos moradores, convocando-os para uma reunião onde cada participante poderia trazer suas reinvindicações. Ideia que foi aprovada pelos presentes, marcando desde já a data de 22 novembro para essa reunião especial. Definiu-se que a convocação dos moradores deverá ser feita via Internet e também através de um convite individual entregue de casa em casa pelos próprios associados dentre eles: – os moradores: – João Samek, Jose Carlos Travagin, Wanor Rocha, Alexandre Radatz. Para a elaboração do convite, o segundo secretário e a Sra. Alda, primeira Secretária, assumiram o compromisso da elaboração inicial. Sendo aprovado, deverão ser entregues nas residências, porém, mais próximo da data da reunião. O sr. Presidente prontificou-se em tentar conseguir as cópias através de seus contatos. O presidente, fez observar que está aproximando-se a data para as eleições, as quais são em janeiro, solicitando então que sejam antecipadas para a data dessa reunião, já agendada para novembro. Ficando o segundo secretário incumbido de confirmar através dos estatutos, qual a data regimental para a realização da eleição. Quanto a nova diretoria, o senhor Alexandre, atendendo os apelos dos membros dessa diretoria, concorda com a reeleição, observando juntamente com a maioria dos presentes que os outros cargos devam ser preenchidos por outros associados, tendo em vista uma sadia renovação.
A Sra. Alda comentou sobre um morador, o qual não reside em nosso bairro, mas demograficamente está em bairro contíguo, em rua limítrofe com o nosso, o qual tem sugestões e gostaria de transmiti-las. Sobre sua participação em nossa associação, o Dr, Airton, é da opinião que se deva observar o que diz nosso Estatuto. O segundo Secretario emitiu sua opinião comentando que o amigo do bairro, poderá participar das reuniões, mas provavelmente, pelo Estatuto, não deve ter os mesmos direitos dos associados moradores no bairro, e para sanar dúvidas ficou definido que na próxima reunião trará o estatuto para se observar o que diz sobre esse assunto. Mas desde já o “amigo” deve ser convidado para nossa próxima reunião.
Praça Villa Lobos: O presidente confirmou que as mesas de cimento, com bancos fixos que eram destinadas a pratica de jogos intelectuais (xadrez, dama, trilha e outros) foram retirados, devendo esse espaço ser ocupado por outra academia ao ar livre. A primeira secretara, Sra. Alda, demostrou sua indignação no sentido de que a praça quando foi reformulada seguiu a orientação transmitida pelos moradores, os quais, conforme enquete feita por um dos moradores da proximidade era esse o desejo. Atualmente se estão praticando esses jogos na praça, o assunto ficou polemico, pois não se fez nenhuma pesquisa. A prefeitura simplesmente retirou as mesas. O presidente ponderou que a implantação da academia ao ar livre deverá levar mais moradores para a praça, dogue os jogos…A sra Alda, por questões de princípios, deixou consignado sua insatisfação por essa transformação impulsiva.
Quanto a ligação da água, está prevista a re- ligação e o presidente em nome dos associados compromete-se a pagar as faturas mensais as quais deverão ser cobradas pelo mínimo de consumo.
Quanto aos elevados (lombadas) foram feitos próximo do Colégio Amâncio Moro, o que era uma reivindicação, assim como a sinalização. Nesse assunto, ocorreu divergência de opiniões, pois alegam alguns a localização não foi das melhores. O presidente, entretanto, comentou que a realização destas obras, foram submetidas às leis do transito, e é por vários motivos que se fez desta maneira. No final, houve uma concordância no sentido que a sinalização está bastante visível.
O presidente ainda comentou sobre a pintura de faixa amarela, delimitando a rua Alexandre de Gusmão, em quase toda sua extensão, sinalizado que a mesma tem fluxo de carros nos dois sentidos, Era uma velha solicitação.
Referente à segurança o presidente deu a notícia que o aplicativo “Pânico” desenvolvido pela VEC está concluso. Na próxima reunião os Sr. Gibson, da VEC, fará uma exposição sobe essa nova arma na luta contra os assaltos. Alguns participantes comentaram sobre osultimos acontecimentos em nosso bairro, envolvendo assaltantes em confronto com a polícia. O Dr. Schiavon elogiou a Policia Militar que alertada sobre assalto em casa vizinha à sua, “chegou junto” com os delinquentes prendendo-os.
O morador, sr. Oswaldo, dentre outros comentários, fez um breve relato das dificuldades de convivência neste bairro sossegado e silencioso, quando vinha sendo incomodado pelas sirenes de vigilantes. Chegou a ser ameaçado de morte pelos vigilantes e atualmente é parte em ação contra essa empresa de vigilância.
O Sr, Samek, atendendo pedido do presidente relatou sobre a reunião específica que acontece sempre no horário anterior a nosso, sobre a despoluição do nosso córrego, e confirmou que atendendo as solicitações agora está vindo para a reunião mais um funcionário, com bastante boa vontade: – é a Mayara, representando outra parte geográfica do município, ou seja, ela representa o Leste, que era uma aspiração ter essa represente também no grupo.
E nada mais havendo a tratar, o presidente encerrou a reunião, solicitando a mm que lavrasse essa Ata a qual vai pelo presidente e por mim assinada.
Alexandre Radatz Jose Carlos C. Travagin
Presidente 2º Secretario