Ata simplificada da reunião ordinária de 18/09/2018

Ao décimo oitavo dia do mês de agosto de 2018, às 19:00 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), dez membros desta Associação, (incluindo os moradores, sr. Herbert e sua esposa Sra. Rosemari) os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando os seguintes temas a serem debatidos: – Lei de Zoneamento – relato da audiência com a vereadora Julieta Reis// Relato sobre a reunião do Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã//Expansão do Bosque de Portugal até a Linha Verde// outros assuntos.

Após a leitura da ata anterior, o presidente saldou os presentes e solicitou ao Dr. Airton que fizesse um pequeno relato sobre o primeiro tema da reunião: Audiência com a vereadora Julieta Reis. O Dr. Airton transmitiu que a reunião foi no gabinete da vereadora, e que além dele se fizeram presentes a Sra. Alda e o Sr. Samek. A vereadora, que é moradora de nosso bairro, comprometeu-se em manter-se vigilante na tramitação da Lei do Zoneamento, cuidando para que a mesma seja aprovada da maneira em que está redigida, sem adendos que possam desfigurar esse Projeto, inclusive na questão da utilização da residência em que possa ter uma  parte comercial, desde que, não ultrapasse a área de no máximo 100 metros quadrados, respeitando a relação  quanto aos serviços enumerados que são aqueles que não proporcionam aumento do transito para nosso bairro. Foi-lhe lembrado que na comemoração do último aniversário do Bosque de Portugal, o prefeito, Sr.  Rafael Grecca de Macedo, garantiu a todos que ali se encontravam –  e também estava a nobre vereadora, – que esse projeto de Lei não deverá sofrer modificações para o nosso bairro.

Com isso, a comissão deixou o gabinete da vereadora bastante otimista, no entanto, o Dr. Airton lembrou que não podemos ter nenhum discutido nesse assunto, ficando inclusive o Sr. Alexandre, na condição de assessor parlamentar do vereador Felipe Braga Cortez sempre atento.

O morador sr. Herbert fez alguns questionamentos, quanto a atuação da AMA-JS, os quais foram lhe transmitidos pelo presidente Sr.Samek, em especial quanto as denúncias de irregularidades na lei só zoneamento, em especial da autorização a alvarás de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais em osso bairro. Relembrou que a sistemática deve continuar, ou seja, o morador deve fazer a denúncia para o Canal 156, preferencialmente via e-mail, e em seguida colocar a AMA-JS, a par da denúncia para que novas providências sejam tomadas. Foram citados os casos mais recentes do Pet Shop e do Templo Budista.

No relato da reunião do projeto de despoluição do córrego Tarumã o presidente deu maiores informações em especial ao Sr.Herbert e sua esposa, sra. Rosemari. Relembram do que no início das reuniões existiam muitas ligações irregulares que jogam dejetos dos esgotos no rio, atualmente está quase sanado esse problema, coincidentemente, nesta mesma semana a Sanepar fez o teste da fumaça o qual comprova se em algumas residências não está devidamente desmembrada a água pluvial da rede de esgoto. Alguns dos presentes, inclusive este secretário, tiveram a oportunidade e de observar o teste da fumaça realizada em parte do nosso bairro. Comentou ainda sobre a denúncia feita na reunião passada pelo Se Everton de que o córrego Morumbi o qual tem um trajeto muito pequeno a céu aberto em osso bairro, mas mesmo assim, nessa pouca extensão está totalmente poluído, com mau cheiro e não recebe cuidado algum em suas margens, havendo em vários trechos o acumulo de lixo. O presidente comentou que a resposta já fora dada na mesma reunião e a sanear prontificou-se em fazer vistorias a Confeitaria Leve Sabor, a Churrascaria outros. O Sr, Alexandre informou que tem ciência que a diretoria da Sanepar está a ciente dessa denúncia. O presidente ainda complementou que a evolução da qualidade do córrego Tarumã está cada vez melhor e que o trabalho entre a Sanepar e a Prefeitura é um trabalho de bastante solidariedade entre as duas entidades, podendo ilustrar que os objetivos convergem, pois, a Sanepar quer ter o rio totalmente limpo e a Prefeitura tem como objetivo criar peixes nesse rio. Isso demonstrar a integração e colaboração entre Sanepar e Prefeitura. Entretanto, contratempos, sempre acontecem e nesse mês ocorreu o estouro de um cano de esgoto próximo à rua Venezuela, no Bacachceri o que compromete a limpeza do rio aqui em nosso bairro, porem a Sanepar já está fazendo os serviços de reparos inclusive tem-se a notícia que o Batalhão de Polícia, localizado naquele bairro também está predisposto a implantar os reparos necessários.

Quanto a Expansão do Bosque de Portugal o presidente perguntou aos presentes quem estaria acompanham as obras, sendo informado que a maioria dos presentes sabe como elas se encontram, ou seja, a pista para pedestre ou ciclistas está sendo completada assim como o meio fio implantado e outras obras estão saindo do papel. A expectativa e que já no final de outubro este projeto esteja concluído.

Para outros assuntos o Sr. Alexandre  avisou que já solicitou uma nova sinalização nas ruas Rafael Papa, esquina com a Freei Orlando, onde atualmente tem ocorrido vários acidentes de transito.

A Sra. Alda comentou que na próxima semana fará um novo comunicado aos associados para auxiliar o tesoureiro que vem reclamando da taxa cobrada pelo banco aos associados que concordam e receber o boleto de cobrança mas esquecem de pagar, o que gera despesa…e a nossa receita continua somente essa, o pagamento da semestralidade de R$ 50,00.

E nada mais a havendo a tratar, o presidente deu por encerrada a reunião, solicitando a mim que lavrasse essa ata a qual vai por ele e por mim assinada e que será publicada em nosso site na próxima semana

João Samek                                                               Jose Carlos Travagin

Presidente                                                                 2º Secretario