ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO JARDIM SOCIAL. AMA-JS.
ATA SIMPLIFICADA DA REUNIÃO ORDINARIA 21.01.2020
Ao vigésimo primeiro dia do mês de janeiro de 2020 às 19:00 h, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões). Compareceram doze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida através de e-mail pela presidente, Sra. Alda Regina M. Hack, constando assuntos relativos a: Tesouraria/ Alvarás de comercio/ paisagismo do canteiro central da av. Washington Luiz/ Acompanhamento do Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã/ Outros.
Dando início à reunião a presidente agradeceu a presença de todos, e em especial às senhoras: Jandira e Jussara as quais se apresentaram, sendo irmãs, moradoras há tempos nas proximidades da Praça Heitor Villa Lobos. Reivindicam uma melhoria no trânsito, na entrada principal do nosso bairro, em especial, para os pedestres. A presidente anotou o assunto a ser debatido no item: “outros” dessa reunião.
Para o item: Tesouraria, ficou acertado que os valores das semestralidades referente ao primeiro semestre de 2020, deverão ser cobradas em março deste ano. Assunto esse que será tratado diretamente entre a presidente e a tesoureira.
Alvarás de comercio:- 0 Dr. Airton trouxe os protocolos do andamento de alguns alvarás e deles falou especificamente. Enfatizou, porém, que enquanto discutia-se na Camara dos Vereadores, a Lei de Zoneamento, sobre a qual, havia interesse da AMA-JS, não fora mais a fundo sobre a concessão de alvarás, no entanto, agora, com a Lei aprovada nos termos de interesse de nosso bairro, retornou ao analise de cada ponto comercial instalado irregularmente no Jardim Social. Pretende tomar as decisões cabíveis em cada caso. O morador, Dr. Jorge, deu seu parecer, que as decisões de cada caso devam ser tomadas conforme as definições do Dr. Airton; e sobre esse parecer, houve consenso dos presentes.
Paisagismo do canteiro da WashingtonLuiz: A presidente comentou que a ideia de um paisagismo nesse canteiro central tem como objetivo a demonstração do cuidado e do bom uso da maioria dos moradores, em detrimento da falta de bom senso de outros moradores que persistem em levar para essa via pública o lixo vegetal de suas residências, outros tipos de lixos, assim como vários entulhos que ali são despejados. Vários associados deram depoimento de suas observações, bem como ideias para poder reprimir essa prática. O Dr. Jorge, cuja residência está localizada nessa avenida, transmitiu que já está providenciando por conta própria, um ajardinamento em frente sua casa em dois trechos (duas cabeceiras) na referida avenida. A presidente pediu que o morador enviasse fotos do jardim para motivar outros moradores.
Com respeito a uma arvore que caiu em frente uma casa na rua Cel. Adolfo Guimarães, a presidente mostrando a foto, observou que, por sorte, ninguém se feriu e o estrago foi pequeno. O Sr. Oswaldo Aranha lembrou aos presentes a existência de um programa do Meio Ambiente de Curitiba, intitulado “mil árvores” o, qual oferece arvores para reposição e na sequência, passou o endereço para quem desejar buscar uma arvore:– Horto Municipal da Barreirinha, localizado na av. Anita Garibaldi, 5550 fone 3585 3171.
Sobre o projeto de despoluição do CórregoTarumã a presidente comentou sobre as reuniões que acontecem desde 2011 e são realizadas no mesmo dia das reuniões da AMA-JS, porém as 17:00hs,Elogiou a participação dos Órgãos envolvidos, em especial à Sanepar, lembrando que no início existiam 164 ligações irregulares do esgoto no córrego, atualmente não chega a meia dúzia. Falou sobre a qualidade da água, atualmente monitorada “online” que é de qualidade muito superior ao passado e apesentou o vídeo que está sendo compartilhado em nosso WhatsApp mostrando um casal de marrecos com seus seis filhotes passeando pelo córrego.
No item: – “Outros”, o assunto mais debatido foi apresentado pelas senhoras Jandira e Jussara que desejam uma solução para o trecho da rua Arquimedes Cruz, que é a saída do bairro, no cruzamento com a avenida Nossa Senhora da Luz, onde, em determinados horários é muito difícil acesso, tanto para os carros, como para os pedestres. Após a participação de vários, com sugestões, a presidente comentou que esse assunto já havia sido debatido anteriormente e que as sugestões, na época, não foram acatadas. Decidiu-se então que, ao invés de sugestões, irá apresentar o problema em si, ao Sr. Dirceu, gerente a regional Matriz, cobrando através dele uma solução.
E nada mais havendo a discutir a sra. Presidente declarou encerrada a Reunião e determinou a mim que procedesse o encerramento da presente ata, a qual vai assinada por mim e pela Sra. Presidente.
Jose Carlos C. Travagin Alda Regina MenoncinHack
Primeiro Secretario Presidente