Ata de fevereiro de 2020

ATA SIMPLIFICADA DA REUNIÃO ORDINARIA

18.02.2020.

Ao décimo oitavo dia do mês de  fevereiro de  2020, às 19:00 h, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões),  dez membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida através de e-mail pela presidente, Sra. Alda Regina M. Hack, constando:- Leitura da ata da reunião anterior.- Contribuição e contribuintes. Envio de boleto em março.- Número de CNPJs no Jardim Social – alvarás.- Visita à Regional da Matriz – protocolos- Relato da reunião técnica com a SANEPAR sobre o Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã.

A presidente iniciou a reunião invertendo a pauta devido a solicitação do associado sr. Telmo, que se justificou por ter que ausentar-se em seguida. Apresentou oficialmente a moradora, Sra. Magda, dando-lhe as boas-vindas. A sra. Magda em breve relato, comentou onde reside, e que conhece a presidente há tempos, colocando-se à disposição para ajudar ,  e se necessário, está disposta a aceitar cargo nessa diretoria. – Foi acolhida por todos.

Sobre a contribuição semestral, tendo em vista o valor da cobrança de serviços cobrado pelo Banco, sobre cada boleto, após várias opiniões, ponderou-se que seria mais viável se parte dos associados efetuasse um deposito bancário, aos demais, a emissão dos boletos. Esse assunto deverá ser definido em comum acordo entre a tesoureira, Sra Viviane Mayr e a presidente. O que decidirem deverá ser comunicado e colocado em prática.

Sobre o número de CNPJs , o Dr. Airton deu  a notícia  que tem a relação de aproximadamente  1.200 CNPJs  concedidos para o Jardim Social. Tendo em vista esse n úmero elevado, constituirá uma comissão com outros associados  para num primeiro momento definir aqueles que estão localizados realmente em nosso bairro. Exemplificou: – alguns constam; Jardim social, mas, estão localizados no final da rua Fagundes Varela, outros, que constam como Jardim Social,mas na realidade estão situados no Bacacheri.  O primeiro trabalho da nova comissão será uma seleção por critérios e por relevância. Desses selecionados se analisará em princípio se cada caso está configurado conforme as normas atuais de concessão de alvarás…Alertou ainda, o Dr. Airton, que os moradores continuem denunciando os casos observados como irregulares.

Após a leitura da ata anterior, voltou a ser comentado sobre o lixo despejado por moradores (ou a mando destes) na Av. Washington Luiz. Em princípio, esse assunto, continua  no aguardo da realização de um ajardinamento na referida avenida, pelo Dr. Jorge, morador interessado.

Visita à Regional Matriz: A presidente relatou que juntamente com o associado sr. Oswaldo Aranha, foram muito bem recepcionados a pelo administrador regional sr. Dirceu, o Sr. Leandro Requena, gerente do Jardim Social e o Sr. João Viana, assessor do vereador Pier Petruzzielo. Ficou protocolado a entrega do Oficio solicitando solução para a melhoria do trafego na saída  do Jardim Social no cruzamento da rua Arquimedes Cruz com a Av. Nossa Senhora da Luz.

Relato da reunião técnica com a SANEPAR sobre o Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã. A pedido da sra. Presidente o associado, sr. João Samek fez um breve relato da última reunião, realizada no dia de hoje as 17:30 hs. Elogiou as entidades participantes, em especial a Sanepar através do Sr. Jakson e Maira; comentou que hoje esteve presente o professor Eduardo, que é   professor da UFP, e morador do bairro e responsável pela iniciativa da implantação e manutenção do sistema de controle, “on line” da água do córrego.

Quanto qualidade da água, nesta semana, sofreu uma recaída, devido a ruptura de um canal de esgoto, contaminando o córrego. Entretanto, já no dia seguinte a Sanepar se fez presente no local, resolvendo o problema, desta forma, a água continua límpida.

O Sr.Samek, ainda comentou que  este ano de 2020, será realizado o 21º  ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas  “nestes eventos, de forma compartilhada, o Poder Público, Usuários, ONGs, Universidades, Municípios, e todos aqueles interessados no tema água têm a oportunidade de trocar idéias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e, principalmente, conhecer os modelos aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas”.

O encontro deste ano será realizado no segundo semestre, em Curitiba, e patrocinado pelo Governo do Paraná.- O Sr. Samek tem a expectativa de incluir na pauta um momento para poder divulgar o trabalho que vem sendo realizados pelas entidades, em especial à AMA-JS  para a conservação e melhoria do córrego de nosso bairro.

Nos assuntos gerais, a presidente lembrou que o evento: “Fala Curitiba” que é um programa de consultas públicas municipais, para compor a proposta de orçamento da cidade para o próximo ano. Será realizada dia 23 de abril no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete.

 O Sr. Oswaldo Aranha, informou que na data 19.03 é comemorado o aniversário do Bosque de Portugal. Este ano a comemoração será realizada na manhã do dia 21.03, um  sábado, e como sempre acontece, juntamente com o Dr, Schiavon e outros freqüentadores assíduos do bosque, providenciarão para ser degustado, um bom vinho,sucos e petiscos. No decorrer do mês,os moradores serão informados através de convites.

E nada mais havendo a discutir, a senhora Presidente declarou encerrada a reunião e determinou a mim que procedesse o encerramento da presente ata, a qual vai assinada por mim e pela Sra. Presidente.

Jose Carlos C.Travagin                        Alda Regina Menoncin Hack

Primeiro secretario                               presidente.