RELATO DA REUNIÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
Dia: 14.08.2013 as 15:30 horas
Local: Gabinete do Secretario do Meio Ambiente
Presentes:
Pela SEMMA:
Dr. Renato Eugenio de Lima – Secretário Municipal do Meio Ambiente
Sr. Maurício Savi – Assessor de Gabinete da SEMMA.
Pela AMA-JS – Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social:
Dr. Airton Hack (Relator)
Dr. Oswaldo Euclydes Aranha
Socióloga Ana Maria L. Santin (Relatora)
Alexandre Radatz
Caroline Santin Miró
Pela Regional Municipal da Matriz:
Dr. Maurício Figueiredo Lima Neto – Chefe da Regional Centro
Sra. Maria Conceição Donadel Manduca
Temas abordados:
1 – Apresentação do Estudo Preliminar sobre a Rearborização do Jardim Social;
2 – Transformação da área contígua ao Córrego Tarumã em APA ( Área de Preservação Ambiental ), composta ´pelo Bosque de Portugal, Bosque do Alemão e área contínua da Washington Luiz até a antiga BR-116 ).
Dando início aos trabalhos o Senhor Secretário manifestou sua satisfação em receber os representantes da AMA-JS, entidade da qual também já fez parte, colocando-se a disposição para as explanações das reivindicações da Associação.
Após as devidas apresentações, a Socióloga Ana Maria L. Santin fez uma exposição sobre os diversos projetos que vem sendo desenvolvidos pela AMA-JS no bairro, em atenção às demandas de seus moradores e em seguida fez uma exposição do Estudo Preliminar sobre a Rearborização do Jardim Social, tendo como linha mestra o Plano de Arborização Viária de Curitiba.
O Secretário de posse do documento informou que a proposta de parceria entre a AMA-JS e SEMMA já pode ser considerada aceita, uma vez que propõe o envolvimento da comunidade na decisão e implantação das ações de rearborização do bairro, o que vem ao encontro dos objetivos do Plano Municipal. A operacionalização de tal parceria poderá ser viabilizada nos mesmos moldes do projeto de despoluição do Córrego Tarumã, iniciativa esta que vem sendo considerada modelo na administração municipal, segundo o próprio Secretário.
Informou ainda que o Plano Municipal está sendo reformulado objetivando a revisão de alguns critérios sobre a questão de arborização na cidade como um todo. Assim que o mesmo esteja em condições de divulgação, a AMA-JS será comunicada visando tomar conhecimento, e se for o caso proceder a efetivação de parceria.
Na sequência o Dr. Airton Hack expôs aos presentes o interesse da AMA-JS em regularizar/legalizar a Área de Preservação Ambiental – APA do Córrego Tarumã, de acordo com a Lei nº 9.804 de 03 de Janeiro de 2.000.
Segundo o Secretário, este é igualmente um projeto de interesse da municipalidade, porém não caracteriza, no momento, prioridade de ação.
Finalizando, ficaram acordados os seguintes pontos:
1 – Aguardar a reformulação do Plano Municipal de Arborização;
2 – Definição/formalização da parceria entre a AMA-JS e SMMA, se for o caso, visando a implantação conjunta do Plano de Arborização Viária de Curitiba;
3 – Ficar no aguardo quanto as providências em relação a APA;