Ao vigésimo terceiro dia do mês de abril de 2019, às 19:00 h, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), nove membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida através de e-mail pela presidente, Sra. Alda Regina M. Hack, constando:
– Leitura da ata da reunião anterior
– Expansão do Bosque de Portugal – Colocação dos brinquedos
– Lei de zoneamento – participação na Audiência pública da Câmara de Vereadores.
– Apresentação do Projeto de Lei em tramitação.
– Relato da participação no Fala Curitiba.
– Novo site em andamento.
– Relato da reunião do Projeto de despoluição do Córrego Tarumã.
– Outros relatos.
Tomando a palavra a presidente pediu ao primeiro secretário que fizesse a leitura da última ata. O que foi feito. Dando início a reunião, relatou ser o dia de hoje comemorativo ao Escoteiro. Com alusão à data, fez alguns comentários de enaltecimento, entregou a todos um pequeno recorte com a oração do escoteiro a qual foi por ela lido e acompanhado pelos demais.
Solicitou que a atual tesoureira da AMA-JS comentasse sobre a transferência de titularidade da conta bancaria no Banco do Brasil. A sra. Ana Maria relatou que, junto com a presidente, estiveram por mais de uma vez na agencia do banco aqui nobairro. Habilitaram-se à movimentação da conta, porém, considerando elevado o custo de manutenção, estão à procura de outras alternativas, em especial, de algum banco virtual. Após sugestões, foi solicitado ao Dr. Aiton outras alternativas.
A presidente relatou que promoveu em sua residência um encontro com o presidente do CONSEGUE, sr. Arnold de Paula, onde firmaram os limites de atuação individual de cada Associação, assim como a predisposição para as atuações em conjunto, quando necessário.
Sobre a participação ao projeto “Fala Curitiba” o Dr. Airton, representando a Ama-JS, se fez presente no dia 03.04. Comentou que nessas reuniões iniciais, a sistemática aplicada pela Prefeitura é a entrega de um formulário no qual já está uma relação de possíveis problemas,cabendo a cada participante anotar aqueles que genericamente mais afetam o seu bairro. Dessa forma, o Dr. Airton, apontou os possíveis problemas. Esses formulários, posteriormente serão tabulados, e em reuniões especificas ficará definida a relação dos problemas mais necessários.
Expansão do Bosque de Portugal: A presidente relatou o seu contentamento pelo resultado positivo da reunião realizada no próprio local, onde ela compareceu fazendo-se acompanhada pelo Sr.Oswaldo Aranha e os técnicos da prefeitura, inclusive com representantes da Regional Matriz, além da arquiteta, Sra.Laressa. Os técnicos ouviram as reivindicações, comprometendo-se a executar os principais serviços necessários tais como: Paisagismo, paisagismo e a Iluminação, além da colocação dos módulos de brinquedos específicos os quais ficarão dentro do Grupo Escoteiro São Gabriel. Além disso, foi aventada a possibilidade de transformação da cancha de futebol de grama, que é pouquíssima utilizada, em um “Play Pet”.
Relato sobre a reunião sobre a despoluição do córrego: O Sr. Jorge Samek, após elogiar a participação dos componentes que participam das reuniões que acontecem sempre uma hora antes das nossas, comentou que finalmente vai ser colocado em pratica um projeto de licenciamento para canalização,apresentado em outubro de 2017 que consiste num aperfeiçoadamente das redes coletoras de esgoto as quais passarão ater um produto muito mais resistentes que os atuais. Através de uma técnica revolucionaria denominada de cravagem que consiste em que uma máquina implanta essa tubulação por dentro da anterior, retirando-a, e deixando em seu lugar a tubulação especifica deste material. Quanto a pendencia que ainda temos na região é referente ao Batalhão de Polícia, que na opinião do Sr. Samek depende mais de uma política de boa vizinhança, assunto que a presidente concorda e se prontifica a ser a interlocutora.
– Lei de zoneamento – participação na Audiência pública da Câmara de Vereadores.
– Apresentação do Projeto de Lei em tramitação.
Sobre esse assunto a presidente deu a palavra ao Dr.Airton relembrando que há temos ele vem se dedicando com muito afinco a esse assunto.Tomando a palavra, o Dr. Airton comentou que elaborou esse dossiê no sentido de documentar o empenho da Associação quanto a esses assuntos, – os quais, aqui estão resumidos, mas se constituem parte integrante dos anexos desta ata.
Resumo: – 1 – Oficio da AMA-JS ao prefeito Sr. Rafael Greca de Macedo em 25.09.2017 solicitando que “mantenha o contido na LEI 9.800de 2. 000 e do DECETO 183 de 2.000 em ZR-1 na área ocupada pelo bairro Jardim Social. ”
2 –Anexos elaborado pela AMA-JS ratificando os documentos e, no item 10, relata que em evento realizado no Bosque de Portugal, na presença dos Vereadores: – Julieta Reis e Felipe Braga Cortes, da Diretoria da AMA-JS e moradores do bairro, o prefeito Rafael Greca, assumiu a promessa de manter o contido da lei 9.800e no Decreto 183, no que concerne a qualidade de vida e que mantenha as características atuais de nosso bairro. Outros anexos tais como os que definem a Zona Residencial 1 Quadros XVI, XVIII, II e V (parâmetros de uso e ocupação do solo) além da carta de morador que denunciava na época uma alteração viária na Rua Washington Luiz para coletora 2, assunto que já está descartado. O Dr. Airton comentou ainda as palavras do Sr. Paranhos a respeito de um possível “adensamento nos bairros”, ficando documentado nesse dossiê que os moradores não desejam que se venha aaprovar “algo que piora qualidade de vida e tira a característica do nosso Jardim Social. ”
Sobre o andamento do novo site a presidente disse estar bastante animada com o desempenho do Sr. Gabriel e conforme combinado já efetuou parte do pagamento referente à prestação de serviços. Espera que para nossa próxima reunião já possa apresentar oficialmente o novo site.
A Sra. Ilona comentou sobre evento de filmagem ocorrido recentemente, com vários trailers na praça Villa Lobos, estando alguns sobre a grama. Também se reportou a vários carros que estacionam nos dois lados da rua a Alexandre de Gusmão, esquina com a Rafael Papa, devido a um comércio ali existente. Assim como nas transversais da Av. Nsa. Sra. Da Luz, próximo ao prédio um novo serviço de atendimento da Clinipam onde os carros tomaram conta das travessas em ambos os sentidos. Para os três casos, pelo consenso, a solução inicial deve ser a denúncia através do fone 156.Providência essa, que será tomada.
Nada mais havendo a discutir a sra. Presidente declarou encerrada a Reunião e determinou a mim que procedesse o encerramento da presente ata, a qual vai assinada por mim e pela Sra. Presidente.
Jose Carlos C. Travagin Alda Regina Menoncin Hack
Primeiro Secretario Presidente
Obs
Oração do escoteiro:
Senhor,
Ensina-me a ser generoso,
A servir-te como tu o mereces,
A dar sem medida,
A combater sem temor,
A trabalhar sem descanso,
A não esperar outra recompensa
Senão a de saber que faço a tua
Vontade.