Ao décimo nono dia do mês de fevereiro de 2019, às 19:00 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), treze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando que os trabalhos serão conduzidos pelos Sr.João Samek, vice-presidente, tendo em vista o comunicado prévio da ausência do presidente, devendo a pauta dos assuntos ser confeccionada, neste ato, pelo próprio presidente em exercício. Tomando a palavra o presidente pediu ao segundo secretario que fizesse a leitura da última ata. O secretário assumiu que esqueceu de traze-la para a leitura, ao mesmo tempo que justificou que a mesma, fora publicada na época, no site da Associação, o que é uma sistemática que sempre é praticada. Tendo o presidente anotado os principais assuntos a serem debatidos, iniciou comentando sobre a reunião que sempre antecedente a nossa a qual trata dos cuidados que temos com o córrego. Nesta oportunidade a reunião ficou prejudicada pois, além da sua presença e da Sra. Alda, compareceu apenas o representante da Sanepar. Entretanto, neste período o córrego Tarumã, encontra-se sem espumas, e sem outros detritos podendo ser avaliada a qualidade entre razoável e boa. As atuais pendencias, entre elas uma consulta anteriormente feita ao Batalhão de Polícia, continua pendente. Teceu algum comentário sobre noticia divulgada pela mídia há dias passados que a Prefeitura de Curitiba em parceria com o governo do Estado deseja implementar sistemas para a despoluição de rios de córregos em especial de Curitiba. De pronto o Dr. Airton observou que pode ser uma melhoria geral para Curitiba, mas que devemos ficar alertas pois as entidades e as pessoas que há tempos vem dedicando-se a melhoria de nosso córrego, poderão ser transferidas para outros bairros. Em nosso caso, além da presença das entidades especifica, tivemos a colaboração especial do anterior Secretário do Meio Ambiente assim como temos a colaboração da Universidade Federal do Paraná e outros.
No item: extensão do Bosque de Portugal o presidente após ouvir as principais queixas comentou que algumas obras reivindicadas deverão ser atendidas pois fazem parte do contexto de integração da Linha Verde. Citou especificamente a implementação da via elevada na rua Washington Luís esquina com a Ozorio Duque Estrada, sobre a qual não consta nenhum óbice, devendo ser implementada no decorrer das obras da Linha Verde. Quanto as pendencias deste trecho, tais como alguns módulos que constam no projeto inicial assim como a nova iluminação o próprio presidente se propõe a manter novo contato com o IPPUC. Deverá também cobrar a limpeza sistemática, pois na recém construída via para pedestre, o acumulo de folhas e flores é um visual muito negativo para o bairro, com o agravante de que quando chove a pista de pedestre, com essas flores e folhas se torna derrapante, colocando em risco-os os transeuntes.
O presidente comentou que a limpeza, em princípio é para ser feita pelo próprio encarregado do Bosque de Portugal, o estimado funcionário, Sr.Jairo. Resta saber se ele tem tempo hábil para mais essa empreitada, e quais dias da semana dedicará a essa nova tarefa.
A Sra., Ilona fez comentários sobre novos pontos comerciais no Jardim Social, em especial onde era a Armazém do Nico, fechado há mais de seis meses, atualmente neste local está funcionando provavelmente uma Academia de Pilates.
Sobre esse assunto o Dr. Airton citou outros endereços que se tronaram comerciais e voltou a defender não só a denúncia pelo 156 como também a denúncia judicial do funcionário da Prefeitura que liberou o alvará. Ponderou, no entanto, que estamos acompanhando a Lei do Zoneamento a qual está na Câmara dos Vereadores e tudo indica que será aprovada em conformidade com os interesses de nossa Associação, portanto, em “referencia” a esse momento não é hora de se tomar ações mais enérgicas contra funcionários da Prefeitura.
A senhora Ilona, comentou também sobre veículos abandonados, citou um caminhão que fica parado na rua Arcesio Guimarães e um carro de passeio que há tempos está abandonado na rua Teodorico Bitencourt. Sobre esse carro a Sra., Alda que é vizinha de fundos da casa onde o carro está na rua, já fez algumas ponderações, mas não conseguiu fazer com que o mesmo seja de lá retirado. Foi comentado que atualmente, esse carro, tendo seus vidros quebrados, com a chuva transforma-se num verdadeiro foco de insetos nocivos.
O Sr. Telmo impossibilitado de comparecer, enviou comunicado preocupada com o estado de conservação das calcadas. Assunto que foi bastante debatido, sendo recordado pela Sra. Alda da situação da falta de guia e calçada na rua Langue de Morretes quase esquina com a Fagundes Varela. Neste local, os pedregulhos ali colocados como se fosse a calçada, com a chuva acabam deslizando a até o córrego Tarumã. O presidente ainda relembrou que nesta mesma região, o condomínio ali recém construído não fez uma nova calçada. O Sr. Udo, é da opinião que não foi aprovado ainda o C.V.C.O, ou ocorreu falha na expedição deste documento o qual é concedido pela Prefeitura quando está realmente concluída à obra, (antigo HABITE-SE.)
O presidente reforçou que nestes assuntos, assim como na questão do transito em algumas vias, em especial na rua Frei Orlando, comentada pelo Sr, Vilberto, a estratégia deve ser a de sempre. Cada morador deve denunciar através do Nº 156 e posteriormente comunicar a Associação a qual oficialmente tomará as medidas em favor de todos. – . Neste caso especifico, o Sr.Vilberto deverá fazer a primeira denuncia e repassa-la por e-mail aos outros associados. Quanto a revitalização do asfalto da rua Fagundes Varela entre a ruas México e Avenida Nossa Senhora da Luz, tendo sido anteriormente solicitada por moradores, a presidência se compromete em fazer ofício solicitando essa procidência.
O Sr, Oswaldo Aranha transmitiu como se desenrolou as expectativas quanto a transformação da Escola Amâncio Moro em Colégio Estadual. Informou que neste local continuará em funcionamento o Colégio Amâncio Moro com seu corpo docente e seus alunos. O Colégio Estadual passou a ocupar as salas desocupadas realizando a transferência de seus alunos e toda a estrutura funcional. Assim, durante a reforma do prédio do Colégio Estadual, aqui no Amâncio Moro, estarão funcionando duas Instituições de Ensino.
Outra notícia transmitida é que a Academia ao Ar Livre programada para a praça Vila Lobos, que embora já constando com as estruturas para receber os aparelhos, esse local fora preterido. A boa nova é que ocorreu a desassistência de uma Academia em outro bairro, com isso, a praça Villa Lobos volta a ficar na disputa…
Foi lido um documento trazido pela Larissa, no qual o Sr. Alexandre, ratifica seu e-mail, no qual transmite que entrou para a faculdade, sendo noturna, dificilmente poderá participar das novas reuniões. O presidente desta reunião, Sr. João Samek em nome de todos, transmitiu os parabéns e votos de sucesso ao Alexandre que vai trilhar, em paralelo com suas atividades profissionais, mais sesse caminho.
Quanto a eleição para nova diretoria da AMA-JS, por falta da formalização de uma chapa, ficou prejudicada. Foram discutidos nomes que poderiam liderar uma nova diretoria, no entanto, ninguém aceitou essa indicação previa. Por motivos diversos cada um apresentou as suas alegações.
Tendo em vista esse impasse, os presentes, através do presidente e em comum acordo com a 1ª Secretária, a Sra. Alda chegou-se à conclusão que, como recurso viável será enviado e-mail a todos os associados comunicando que até o momento nenhuma chapa foi composta com o objetivo de concorrer num processo eleitoral e assumir a condução da AMA-JS.
O presidente, reforçou que no momento é importante aguardar os acontecimentos. Nada mais havendo a tratar, encerrou a reunião, solicitando a mim, 2º Secretário, que lavrasse essa a qual vai por ele e por mim assinada.
João Samek Jose Carlos Travagin
Presidente 2º Secretario