Ao vigésimo terceiro dia do mês de outubro de 2018, às 19:00 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), onze membros desta Associação, (incluindo o morador sr. Gabriel). o qual também assinou a lista de presença que fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando os seguintes temas a serem debatidos: leitura da ata anterior// obras no Bosque de Portugal// Asfalto na Fagundes Varela// Acompanhamento do Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã// pedidos dos moradores// outros.
O presidente, Sr. Alexandre Radatz, antes de dar início à reunião, apresentou o troféu e medalha, aos quais fez jus, pela quinta colocação na Grande Maratona, do Litoral do Paraná, após correr 160 Km. Todos os presentes, impressionados, lhe demonstraram muito carinho pela conquista.
Ao abrir a reunião saudou a todos e agradeceu em nome do vereador Felipe Braga Cortez a expressiva votação, comentando que de todos os vereadores que disputaram a eleição para deputados, somete um se elegeu. Pediu ao secretário que fizesse a leitura da ata da reunião anterior, o que foi feito.
O morador, sr. Gabriel que aqui compareceu pela primeira vez, apresentou-se e preencheu a ficha de associado.
Para o item, as Obras do Bosque de Portugal, a maioria dos presentes comentou sobre o andamento da mesma e o Sr. Samek surpreendeu a todos apresentando o projeto original das obras, de responsabilidade do IPPUC. Teceu comentários sobre os itens ali contidos, resumido que as obras estão dentro do organograma e a contento. Ressaltado, porém que por enquanto o projeto não comtempla uma elevação no asfalto (uma espécie de lombada) na Av. Washington Luiz, esquina com a Ozorio Duque Estrada. Especificamente sobre esse assunto, transmitiu que já conversou com a equipe do IPPUC, e sobre esse assunto não vê dificuldades para essa implementação. Comentou ainda sobre a iluminação noturna que já se encontra contemplada.
Ao final de sua explanação os moradores presentes elogiaram o projeto e no geral comunicaram que aguardam a realização das obras em conformidade com o projeto.
Quanto ao redutor de velocidade, mesmo tendo a aquiescência dos responsáveis pelo projeto, decidiu-se que a Sra. Alda fará esse pedido por escrito o qual será encaminhado pessoalmente pelo nosso presidente. Aproveitando sua ida ao IPPUC em atendimento a um pedido surgido neste ato, formulado pelo Dr. Aírton, deverá também o nosso presidente, conseguir um mapa do Zoneamento que acompanha o projeto de Lei que já se encontra na Câmara dos Vereadores.
Sobre o Asfalto da rua Fagundes Varela no trecho entre a rua México e Nossa Senhora da Luz, decidiu-se que a AMA-JS, através de sua secretária, Sra. Alda, fará um oficio para a regional Matriz, a/c do Sr. Dirceu, solicitando a revitalização deste trecho, O presidente aproveitará para solicitar ao departamento de obras o serviço de tapa-buracos para outras ruas, dentre elas a Washington Luís e aa Afonso Pena, nas proximidades da Unimed e na rua próxima a ao Habibi’s. Quanto a implantação da academia ao ar livre na praça Heitor Villa Lobos, cujas bases já foram colocadas a Sra. Alda também fará um oficio com essa solicitação.
No item Acompanhamento do Projeto de despoluição do rio Tarumã, o Sr. Samek relatou que desta vez não poderá transmitir todas as satisfações relativas à última reunião pois a representante da Prefeitura, sra. Monica não pode comparecer. Se não fosse essa ausência, já poderíamos ter uma posição do andamento do pedido de limpeza dos córregos Morumbi, e sobre os avanços com o diálogo entre Prefeitura e Batalhação de Polícia, e outros pedidos. No entanto, para a próxima reunião a Sra. Monica provavelmente estará presente, poderá assim, transmitir o andamento dos assuntos já tratados.
Para om item: pedidos dos moradores o morador s. Gabriel mostrou algumas fotos de placas que estão afixadas nas residências na quadra onde ele reside. Estas placas, bem visíveis, demonstram que os vizinhos são solidários na segurança e que com certeza tendem a afugentar os “invasores de residências”. Comentou sobre sua preocupação com os pichadores que estão a pichar muros no nosso bairro, assim como os totens do bosque de Portugal. A Sra. Iloma, que é associada da Ama- JS e exerce também a função de secretária do CONSEG, o convidou para participar das reuniões do Consegue.
Quanto ao assunto: “aumento de associados” o Sr. Oswaldo Aranha, trouxe uma relação por escrito, de várias realização ocorridas nestes 10 anos ( abrangendo o período que antecedeu a AMA-JS – quando era conhecida como SAPOS – “ Sociedade dos Amigos do Bosque de Portugal”- tais como: – Preservação das características do Bairro/ participação nas reuniões com o IPPUC/e com a Prefeitura sobre o Orçamento /anual/ Recuperação do modulo Policial/ ações que geraram a criação do CONSEG, e outras, sendo incluídos: A Academia ao Ar Livre no Bosque de Portugal, com a realização obra denominada Gabião, que evitou o açodamento do córrego Tarumã, e a implantação da elevação asfáltica na Lange de Morretes. A criação do primeiro parque infantil com brinquedos e aparelhos adaptados aos portadores de deficiências físicas na praça Eisenhower, e outras. – (a relação do fica anexada a esta Ata). O presidente deu a palavra a Sra., Solange Conselheira tutelar, moradora de nosso bairro, a qual relatou sobre vários procedimentos que estão exigindo a atuação do Conselho Tutear, sendo os mais frequentes os casos de drogadição, e outros casos recorrentes.
O Dr. Airton relatou os principais casos de transgressões de alvarás que ainda existem em nosso bairro. Citou alguns dos velhos conhecidos, tais como: – Mega Eventos/ Lar dos idosos/ Templo budista/ o Pet Shop/ os estabelecimentos da rua Ozorio Duque Estrada nº51 e República do Líbano nº 30. Além, da Hely Manoel de Souza e a clínica na praça Heitor Villa Lobos. Sobre esse assunto novamente enfatizou que sua única esperança e socorrer-se do Ministério Público para impetrar ação criminal contra os funcionários da Prefeitura que assinaram os referidos Alvarás. Atitude que, ouvindo as ponderações do presidente, com ele concorda, no intuito de, primeiramente, aguardar a aprovação da Lei de Zoneamento com os gabaritos ZR1 que está aguardado audiência Pública na Câmara Municipal até o final deste ano.
O Sr.Wanor, lembrou que a última reunião deste ano está marcada para o dia 20 de novembro, e teremos eleições em fevereiro de 2019, assim, sugeriu que a Sra. Alda, envie por e-mail, convite para apresentação de possíveis novas chapas a concorrer para a eleição, entretanto, desde já, apoia a possível candidatura do Sr.Samec ao cargo de presidente. Questionado, o Sr.Samek, disse estar sendo pego de surpresa, mas para o bem da Associação, não deixará de pensar positivamente sobe esse assunto.
Antes de encerrar a reunião o presidente solicitou ao Sr.Samek para que na próxima reunião elabore e traga a sua chapa completa, assim como solicitou a todos que aguardem um comunicado da Sra. Alda para que cada um dos participares traga para a última reunião os comes e bebes para uma confraternização. E assim deu por encerrada a reunião, solicitando a min que lavrasse a devida Ata a qual vai por ele e por mim assinada.
Alexandre Radatz Jose Carlos C. Travagin
Presidente 2º Secretário.