Ao vigésimo quarto dia do mês de julho de 2018 as 19: h, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), doze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ªSecretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack, constando os seguintes temas a serem debatidos: Iluminação do bairro / lei do zoneamento/ fiscalização/ contribuição semestral/eleições 2018/pedidos novos e atendidos/assuntos gerais.
Após a leitura da ata anterior, o presidente iniciou a reunião pedindo ao associado João Samek que transmitisse o ocorrido na reunião do projeto de despoluição do Córrego Tarumã, ocorrida no dia de hoje( o calendário com as datas das reuniões é coincidente com as da AMA-JS, porém com uma hora de antecedência)…O Sr.João Samek relatou que na reunião desta data, com a presença da Sra Alda, e dos representantes dos outros Órgãos (Prefeitura e Sanepar), teve a oportunidade de apresentar o troféu e o diploma com que foi agraciada nossa Associação pela Câmara dos Vereadores, através de proposta do vereador Felipe Braga Cortes. A sessão solene para a entrega do Prêmio: -Ecologia e Ambientalismo- foi realizada na noite de 28 de junho. Comentou que em nome da AMA-JS, tenha sido ele o indicado para receber o troféu e o diploma, fez questão de transmitir que o mérito do recebimento dessas honrarias, é das pessoas que realmente dedicam-se a essa empreitada, quais são os participantes das reuniões do projeto “Despoluição do Córrego Tarumã”, assim como os da AMA-JS. Apresentou, então aos presentes o bonito troféu e o diploma os quais, após serem passados de mãos em mãos aos pressentes, foi oficialmente entregue `a sra. Alda, primeira Secretária, e fiel guardadora de nossos prêmios. Quanto ao ocorrido na reunião de hoje, comentou sobre um acidente ocorrido há semanas passadas, ocasionado pelo desmoronamento de uma boca de esgoto localizada na Praça do Bosque de Portugal bem próximo as colunas que representam os países de Língua Portuguesa. Embora tendo sido consertado com rapidez e eficiência, parte dos dejetos foi para o córrego e pela pouca vazão de água nesta época de seca, esses dejetos não seguem com a água e ficam por mais tempo no fundo do leito do rio, por esse motivo, nesses dias, quem passou pela proximidade do córrego sentiu um pouco do mal cheiro, entretanto, já está voltando a normalidade. Comentou ainda sobre o monitoramento do rio que é efetuado pelo Professor Florêncio O. Filho, num projeto piloto, com a presença de alunos estagiários, através do desenvolvimento de aparelho implantado no córrego, na área ocupada pelo “GESLG” o qual mede o oxigênio da água em tempo real, sendo muito sensível, além de medir a temperatura da água e a temperatura do ar. Concluiu dizendo que a equipe que permanece reunindo-se para cuidar do rio, faz esse trabalho com muita dedicação, haja visto que, no mês passado, por motivo de viagem a Brasília para participar do Congresso da Água, deixou avisado que não iria ter a reunião ,no mês de junho. Nesta reunião, o sr. Pablo, representante da Sanepar, expressou-se dizendo ter sentido a falta da reunião.
Para o item iluminação do bairro, o presidente ressaltou que conforme e-mail enviado pela secretária Sra. Alda, ao fazer reclamação através do serviço “156” referente a troca de lâmpadas o reclamante deve informar o número da placa do poste, o que favorece a execução do serviço a ser realizado, tendo em vista que o serviço de manutenção é efetuado durante o dia, horário em que normalmente as lâmpadas estão apagadas.
Com referência aos itens: Fiscalização e Lei do Zoneamento, o Dr. Airton transmitiu que alguns locais estão irregulares, embora já foram denunciados; citou como exemplo o Pet Shop, o Templo Budista, a casa de número 51 na rua Ozorio Duque Estrada, e atualmente uma concentração de carros em vários períodos ao longo dos dias na rua Ozorio Duque Estrada, quase esquina da praça do GESLG. Ponderou, porém, que no momento devemos dar atenção ao andamento da Lei de Zoneamento pelo fato da mesma estar sendo ultimada no IPPUC, mas antes do seu tramite normal, temos a palavra do Sr.Jabur, (presidente do IPPUC, e Secretário Municipal) que dará conhecimento deste projeto, à AMA-JS através do Dr. Airton. Desta forma, a prioridade neste momento é aguardar o andamento deste projeto de lei.
Para o item:-Contribuição semestral, o tesoureiro, sr. Walmor, confirmou que dos 116 moradores de nosso bairro que haviam se comprometido em colaborar, somente 52 estão efetuando o pagamento da semestralidade. Após várias discussões e sugestões, ficou decidido que cada um dos aqui presentes deverá trazer para a próxima reunião, um texto que venha motivar os moradores do bairro a contribuírem com as semestralidades. Estes textos individuais a serem apresentados na próxima reunião, deverão ser lidos, discutido, em própria reunião, o texto aprovado pela Sra. Alda será por ela providenciada a comunicação.
Referente ao item “eleição 2018” o presidente comunicou que tendo sido conduzido ao cargo de chefe de gabinete do vereador Felipe Braga Cortez, e sedo o vereador candidato a deputado Estadual, antevendo que deverá trabalhar para a candidatura do mesmo, desde já solicita que o Sr.João Samek assuma a presidência da AMA-JS até o dia 07.10, ( data marcada para as eleições). E aproveitado o momento, solicitou a compreensão de todos para ausentar-se da reunião para resolver um problema de ordem particular.
Tendo o Sr Alexandre se ausentado, assumiu a condução da reunião, o Sr. João Samek, o qual prontificou-se em assumir o cargo de presidente, até a data da eleição do primeiro turno.
Quanto a Expansão do Bosque de Portugal, as obras se iniciaram em 11.06.2018, porém já estão paradas. Após algumas trocas de informações, o presidente em exercício, sr. João Samek, prontificou-se em falar pessoalmente com o sr. Reinaldo Piloto, que atualmente é o responsável pela Secretaria do Meio Ambiente, antecipando desde já que tem fortes argumentos para dar continuidade a essa obra. E nada mais havendo a ser tratado, o sr. João Samek na condição de presidente, encerrou a reunião, solicitando ao 2º Secretário que lavrasse esta Ata, a qual vai assinada por ele, pelo Sr. Alexandre e por mim.
Curitiba, 24 de julho de 2018
Alexandre Radatz João Samek Jose Carlos C. Travagin
Presidente presidente substituto 2º Secretário