Ao vigésimo dia do mês de fevereiro de 2018, às 19:30 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr., (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), onze membros desta Associação, os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ªSecretária, Sra. Alda Regina Menoncin Hack. Após leitura da ata anterior, o presidente concedeu a palavra à Sra. Alda a qual, além de exercer a função de secretária nesta diretoria da AMA-JS, é membro atuante nas reuniões que mensalmente, antecedem a nossa, momento onde é discutido e tomadas as decisões tendo em vista a melhoria da qualidade do Córrego Tarumã (sempre com presença de outros órgãos, em especial da Sanepar e Prefeitura.)
Comentou que – ”AMA-JS” – FOI CONTEMPLADA COM O PREMIO: – ECOLOGIA E AMBIENTALISMO. Esse prêmio é concedido pela Câmara Municipal de Curitiba, que tem a prerrogativa de indicar os ganhadores dessa comenda à pessoa jurídica, não governamental, que tenha se destacado em favor da natureza e do meio ambiente e dos interesses da ecologia do município de Curitiba.- Ressaltou que o trabalho de equipe, tendo na pessoa do nosso associado, João Samek, além de justo e honroso, é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido ininterruptamente há anos.
Esse prêmio deverá ser entregue em seção solene da Câmara Municipal, no dia 5 de junho, (data que se comemora O DIA DA ECOLOGIA E O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE).
Na sequência, a Sra. Alda comentou que a nossa Associação está sem a formação legal da comissão de Fiscalização. O presidente, então, avisou que nos próximos dias entrará em contato com o Dr. Airton para tratar desse assunto. [
Referente ao item: – contabilidade – o Sr. Wanor, após tecer vários comentários sobre a relativa dificuldade da emissão do documento RAIZ, que mesmo sendo negativo, tem que ter a assinatura de um com contador, ficou decidido que caso os canais a serem por ele utilizados não conseguindo esse intento, se socorrerá do presidente, o qual declarou ter como indicar uma pessoa que assina o documento junto com a diretoria da AMA-JS.
Com respeito ao assunto: Alvarás de comércio no bairro, chegou-se a conclusão que muitos comércios proliferam porque quando é solicitado o primeiro alvará, normalmente, ´para uma atividade primariam e simples, mas, no decorrer do tempo ocorrem as transformações. O estabelecimento “amplia-se”. – O sr. Aranha é da opinião que além de denunciar pelos canais competentes, deve-se denunciar também aqueles que concederam as autorizações.
No relato da reunião de acompanhamento do projeto de despoluição do Córrego Tarumã, o Sr. João Samek, além, dos comentários sobre a evolução do estado da qualidade de nosso rio, registrou um fato inusitado que foi o surgimento de uma considerável “cratera” na calçada do Bosque do Portugal, ocasionada por alguma depressão de terra próximo ao rio. No entanto, logo foi solucionado o incidente, resolvido o problema e refeita a calçada.
O presidente comunicou que a nova gerente de parques e praças do meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba é a sra. Valquíria, em substituição ao Sr. Pioto, considera um a boa substituição pois conhece a Sra. Valquíria há bastante tampo a qual além de muito competente é pessoa de fácil acesso.
Quanto ao problema levantado de sujeira e insetos nas bocas de lobo próximo à praça Vila Lobos, (provavelmente em consequência da realização das feiras livres, – às sextas feiras o presidente transmitiu que para esse tipo de problema deve ser contatada a Sra. Guacira a qual exerce o cargo de Secretaria de Obras da Prefeitura.
Quanto a festividade de aniversário do Bosque de Portugal com a presença do prefeito, o Sr. Oswaldo comentou que já foi entregue convite ao Prefeito e já se tem na notícia que ele comparecerá ao evento, devendo definir data e horário nos próximos dias. O Sr. Oswaldo reafirmou que o Supermercado Pão de Açúcar está definido como colaborador. Para este evento, deverá comparecer pelo menos 60 (sessenta) pessoas. Para o planejamento completo do evento, decidindo, entre outros quesitos, quem deverá falar em nome da Associação. Se haverá a participação dos escoteiros do GESLG, quais serão as autoridades convidadas. Para um bom planejamento, estipulando tudo que deverá ser realizado durante o evento, ficou decidido que na próxima semana deverá ser marcada uma reunião para se tratar exclusivamente deste assunto.
Quanto aos pedidos de obras ficou anotado com o presidente as solicitações para as obras nas ruas: Teófilo Soares Gomes e Arcésio Guimarães que atravessam a rua Edgard Slelfd em direção a Victor Ferreira do Amaral e na Manoel Correa de Freitas.
E nada mais havendo para se tratar, o presidente encerrou a reunião, solicitando a mim que procedesse o encerramento desta ata a qual vai assinada por ele e por mim.
Alexandre Radatz Jose Carlos C. Travagin
Presidente 2º Secretário