Aos dezenove dias do mês de setembro de 2017, às 19:30 hs, reuniram-se na sede do GESLG (Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga) – localizada à rua Ozório Duque Estrada, nº 560, Jardim Social, nesta cidade de Curitiba, Pr, (local este, que sempre é cedido para as nossas reuniões), quinze pessoas, sendo treze membros desta Associação, e dois visitantes, os quais assinaram a lista de presença a qual fica anexada a esta Ata. Conforme pauta da reunião expedida pela 1ª Secretária, Sra. Alda R.M.Hack, com os temas: -Módulo da Praça Villa Lobão// Zoneamento – abaixo-assinado //Acompanhamento do Projeto de Despoluição do Córrego Tarumã// pedidos atendidos e novos//outros.
O presidente abriu a reunião agradecendo a presença de todos, Solicitou ao secretário a leitura da última ata e em seguida nos apresentou a Sra. Guacira Civolani Sr, Abdo Tarbine, ambos da Regional Matriz, os quais estão a nos prestigiar. A Sra.Guacira fez uma breve explanação enaltecendo as realizações das Audiências Públicas que são realizadas pela Prefeirfura de Curitiba e nos convidou para a próxima que será dia 25 próxima segunda feira. Reafirmando que é através da presença dos cidadãos nessas reuniões é que se conseguirá as transformações nos bairros.
A Sra. Alda comentou que nós, moradores do Jardim Social, não pretendemos nenhuma transformação; – queremos que o bairro continue residencial por excelência. A sua fala foi apoiada pela Sra. Ana Maria, complementando que a intenção é que o bairro não seja descaracterizado.
O Dr. Airton transmitiu suas dúvidas quanto as decisões doa Audiência públicas em benefício dos presentes, pois já observou no passado que as transformações já chegam prontas (citou casos concretos do passado) sem condições de modificá-las; por esse motivo antecipou-se em novos diálogos com o Conselho Municipal de Urbanismo, com o Ministério Público do Urbanismo e o M. P. das Comunidades. Desta forma vai participar da próxima reunião muito mais documentado. A Sra., Guacira voltou a afirmar que as reivindicações são sempre ouvidas e estudadas o que se pode colocar prática. O Sr Abdo ratificou que são nas Audiências Públicas os momentos da se transmitir as sugestões. – O Dr. Airton voltou a afirmar que o grande pleito da Ama-js e´de que não ocorra mais modificações e que fique da maneira que está em especial o item referente ao Zoneamento. Sra. Alda lembrou que o Jardim Social é um dos poucos bairros que ainda conserva uma ilha de arvores formada pelo Bosque do Portugal.
O Sr. Tarcísio externou sua preocupação quanto ao local onde será feira a passarela de travessia de pedestres na linha verde, próximo à rua Edgard Stelfed, onde, atualmente, pode ocasionar algum perigo, pois o barranco do rio, fica escondido pela vegetação. Assunto este, que teve a participação do Sr. Udo. Na sequência se comentou sobre o projeto já existente para a expansão do Bosque do Portugal pela rua Ozório Duque Estrada até a rua Edgard Stelfed. A Sra., Guacira ficou de conseguir informação quanto a execução essa obra, a qual pelo que consta, já foi aprovada na gestão passada. Ficou também de dar resposta sobe instalação da “Academia ao ar livre” na praça Villa Lobos em local já determinado já existindo inclusive as bases de suporte para os referidos aparelhos. O Sr. Abdo também colocou-se disposição, transmitindo o número de seu telefone celular.
Quanto a lista do “abaixo assinado “a Sra. Alda informa que já temos mais de 700 assinaturas. Ficou decidido que se fará uma cópia desse abaixo assinado par levar na próxima Audiência Pubica agendada pra o dia 25 de Setembro, próxima segunda feira. O presidente pediu que todos que se dispuserem a ir que deverão encontrar-se aqui no Bosque de Portugal as 18: 30hs para daqui em carona compartilhada seguirem para a audiência. A Sra. Alda fará um chamamento pela internet, convocando outros moradores para a referida Audiência.
No item: Acompanhamento do projeto de Despouição do Córrego Tarumã, o Sr. Samek fez um resumo em especial para a Sra. Guacira e para o Sr. Abdo de como está a evolução e a melhoria da qualidade da água do córrego. Comentou que nesta terça feira, uma empresa particular trouxe um aparelho que faz o diagnóstico da água (fluxo, limpidez, odor, poluição, espuma etc. Caso a empresa venha a vender esse aparelho para a prefeitura, o Sr.. Samique solicitou que o primeiro aparelho deva ser instalado em nosso córrego. Comentou ainda sobre a possível utilização do tipo de coletor do córrego, muito mais resistentes, feito de matéria prima extra forte denominado de PAS (Polietileno de alta densidade.)
Questionado como ainda aparece espuma, respondeu que provavelmente sejam os postos de gasolina ou lava-car, os quais estão sob a mira para possível comprovação e a consequente denúncia.
Modulo Comunitario da Praça Villa Lobos; –
Em reunião previamente agendada, ocorrida no dia 02.09.2017, e ratificada nesta data, por consenso, decidiu-se que a ideia inicial da responsabilidade compartilhada entre a AMA-JS e o CONSEGUE para a manutenção do módulo, passa a ser exclusivamente do CONSEGUE. Quanto as despesas relativas a prestação de serviços já conseguidas, tais como: – ligação da água pela Sanepar e da luz pela Copel, assim como as faturas mensais de ´água e luz e mesmo a possibilidade de utilização da Internet ficarão por conta do CONSEG. AS benfeitorias necessária já realizadas, tais como limpeza do módulo, inclusive do teto, a troca de vidros e outras, assim como pintura e alguns consertos na alvenaria que foram realizadas pela Empresa V.E.C., temos que: – é de direito que a Empresa que realizou essas benfeitorias, seja ressarcida, se assim ela desejar. Ressarcimento esse que deverá ser efetuado através de acerto com o CONSEG. Quanto as câmaras de filmagem que lá estavam instaladas, as mesmas já foram retirados.
Ficou ainda decidido que o presidente do Consegue deverá fazer através de licitação, convite para a parceira com uma Empresa de Vigilância (conforme suas especificações) a qual deverá atuar no bairro e poderá se utilizar do Módulo. – Tudo isso, deverá constar em CONRATO DE COMODATO, por tempo determinado. Quanto ao “banner” o qual já está pronto e aprovado, será fixado no Módulo, em sua parede lateral de maior extensão (da Av. Washington Luiz. )
Referente à caixa da AMA-JS, o tesoureiro, Sr. Wanor lembrou que os valores que recebemos como semestralidade essa ficando escasso. A primeira decisão é reduzir as a despesas; sendo a mais urgente e possível a troca de contador, exclusivamente pelo valor mensal cobrfado, o que deverá ser resolvido pelo próprio tesoureiro.
Nada mais havendo a ser tratado, o presidente encerrou a reunião, solicitando a mim que procedesse o encerramento desta Ata a qual via assinada por ele e por mim.
Alexandre Radatz Jose Carlos C. Travagin
Presidente 2º Secretario